
״Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.״
-Paulo Freire
Cursinho Caiçara
O objetivo do Cursinho Comunitário Caiçara é tornar possível o ingresso da população carente na universidade pública através de um curso pré-vestibular de qualidade e totalmente gratuito. Há um enfoque na formação crítica dos cursistas através de uma metodologia de aula, promovendo debates e grupos de discussão sobre assuntos políticos e sociais.
As aulas são ministradas dentro do campus de uma universidade pública, tornando os cursistas adaptados à rotina e inseridos no meio acadêmico universitário.
As aulas são ministradas com recursos multimídia, como apresentação de slides e utilização de vídeos. O conteúdo trabalhado durante o decorrer do curso são os mesmos que as principais universidades adotam como necessários para seus vestibulares.
O campus disponibiliza seus recursos e instalações, como a coleção zoológica, laboratórios e sala de informática. Além disso, há uma biblioteca própria do cursinho, com livros didáticos e literários, além de materiais confeccionados pelos professores como apostilas, jogos e maquetes.
O Projeto é financiado pela Pró Reitoria de Extensão da UNESP e conta com nove coordenadores bolsistas e um docente responsável. Todos os coordenadores e a maioria dos professores são estudantes da UNESP.
História
2009
Expansão e diversificação pedagógica
O número de alunos quadruplicou (de 20 para 80), o que permitiu a criação de duas turmas com metodologias distintas: a Turma Tradicional, que seguia o modelo dos cursinhos particulares focando nos vestibulares, e a Turma Alternativa, criada para suprir a defasagem escolar de alguns alunos com um método de ensino intensivo e acelerado.
2017
Consolidação de um novo turno e ampliação da equipe docente.
Foi concretizada a Turma da Tarde, que ocupava todo o período vespertino todos os dias da semana. Esta turma foi um marco por ser ministrada integralmente por professores da Licenciatura em Ciências Biológicas, expandindo significativamente a carga horária e a atuação do projeto.
2018
Conquista de uma sede própria e definitiva.
Após uma tentativa frustrada de funcionar em uma escola municipal, o Cursinho Caiçara retornou ao campus e recebeu como doação do Instituto Biopesca duas salas de aula completas, equipadas com multimídia, carteiras e lousas. Este evento resolveu o problema crônico de falta de espaço e forneceu uma infraestrutura adequada e permanente para o projeto.